
CURRÍCULO ESCOLAR E PRÁTICAS ESCOLARES DE PROFESSORAS SOBRE OS SABERES CULTURAIS DA AMAZÔNIA BRAGANTINA
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.51278
ISSN1983-4896
AutoresDeyverson Luener de Oliveira Ferreira, Ana Paula Vieira de Souza,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoO presente estudo busca trazer as concepções das professoras que atuam em uma escola da comunidade tradicional da Amazônia Bragantina sobre o currículo escolar, as práticas escolares e os saberes culturais. O trabalho analisa a relação entre os saberes culturais da comunidade da Vila-Que-Era, com o currículo escolar e as práticas vivenciadas pelas professoras que atuam na escola da comunidade. A pesquisa é de uma abordagem do tipo qualitativa por se tratar de articular entre sujeitos interlocutores e objeto estudado. Para a coleta dos dados, os dados primários foram originados pelo roteiro de entrevista e organizados pela técnica da análise de conteúdo, com a utilização de recursos tecnológicos, como gravador, para obter os relatos das professoras, bem como foram usados registros fotográficos e registros de diário de campo; os dados secundários, por sua vez, são levantados na revisão bibliográfica, a fim de situar quais os estudos já realizados na área estudada. Participaram da pesquisa os interlocutores representando a escola e a comunidade, duas professoras e o líder Comunitário. Os achados do estudo revelam a existência de fatores que dificultam um currículo articulado com os saberes culturais da comunidade, bem como os aspectos físicos, didáticos, estruturais e de formação continuada, além de um currículo que segue uma conduta imposta pela Secretaria de Educação Municipal.
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