
A valorização das produções culturais das crianças nas aulas de educação física: análises de narrativas docentes
2020; National University of La Plata; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24215/23142561e120
ISSN2314-2561
AutoresBianca Andreatta Scottá, Rodrigo Lema Del Rio Martins, Silvana Ventorim, André da Silva Mello,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoAnalisa como os professores de Educação Física têm dado visibilidade às produções culturais das crianças na Educação Infantil e de que forma essas produções potencializam as suas mediações pedagógicas nesse contexto. Utiliza a narrativa (auto)biográfica como método. Os dados foram produzidos por meio das narrativas de duas professoras e de dois professores de Educação Física que atuam em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Vitória/ES/Brasil. As narrativas docentes foram potencializadas pelos “episódios de interação”, que ilustram situações prototípicas em que as produções culturais das crianças foram reconhecidas e valorizadas nas mediações pedagógicas. Os resultados sinalizam diversas estratégias utilizadas pelos docentes para auscultarem e valorizarem as produções infantis, dentre elas, destacam-se: as relações dialógicas com as crianças; a reelaboração da intencionalidade pedagógica do professor, considerando as demandas das crianças; os arranjos de materiais; e a valorização da reprodução interpretativa que as crianças imprimem aos artefatos culturais que lhes são ofertados.
Referência(s)