
DIFICULDADES NA AQUISIÇÃO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA: ALGUMAS QUESTÕES SOBRE O CASO DE UMA IMIGRANTE BRASILEIRA NOS ESTADOS UNIDOS
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS; Issue: 36 Linguagem: Português
10.15210/cdl.v0i36.17165
ISSN2358-1409
AutoresElisabeth Cavalcanti Coelho, Maria de Fátima Vilar de Melo, Glória Maria Monteiro de Carvalho,
Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoO presente artigo investiga aspectos da relação de uma brasileira com a língua estrangeira na condição particular de imigrante. Objetiva levantar questões sobre o medo da separação da língua materna, considerando dificuldades e obstáculos no processo de tornar-se falante de uma língua estrangeira. Os construtos teóricos que embasam o texto estão respaldados em autores que consideram a interface entre a linguística e a psicanálise, ao se debruçarem sobre a aquisição de língua estrangeira sem perder de vista a incontestável relação com a língua materna, constitutiva do sujeito. Parte do discurso de Celina, obtido por entrevista semiestruturada via skype, quando fala sobre dificuldades enfrentadas na relação com a língua inglesa. Os resultados revelam a insistência do significante medo no seu discurso, que marca a dificuldade de separação da língua materna, além de contradições, confusão pronominal e predominância de discurso direto. São aspectos que convergem para a indidicação de um retorno da angústia e do medo gerados por separações vividas no processo de aquisição da língua materna e que geram efeitos na relação com a língua estrangeira.Palavras-chave: Língua materna; língua estrangeira; imigrante; medo.
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