Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tecnologia em radiologia: estudo comparativo do uso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino da anatomia humana

2019; Instituto Federal de Educação; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português

10.31417/educitec.v5i11.770

ISSN

2446-774X

Autores

Alonso Pires Átila, Maria do Socorro de Sousa Rodrigues, João weliandre Carneiro Alexandre, Wagner Bandeira Adriola,

Tópico(s)

Radiology practices and education

Resumo

O ensino da Anatomia Humana (AH) no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Radiologia é fundamental na formação profissional. O ENADE, no referido curso, conclui que o desempenho dos estudantes neste conteúdo é insatisfatório. Este estudo tem o objetivo de avaliar a percepção e o desempenho dos discentes, antes e depois do uso de métodos do diagnóstico por imagem, associados ao ensino de AH. Trata-se de uma pesquisa experimental com a intervenção de dois grupos (controle e experimental). A pesquisa foi composta por alunos dos CST em Radiologia do Estado do Ceará. Os resultados demonstraram que os alunos concordam que o ensino da AH é mais bem compreendido quando associado a métodos de imagens, com a nota 4.9 no Likert. Quanto ao desempenho os grupos apresentaram, nos testes de proficiência, médias de 1,45 (escala de 0 a 10) e desvio padrão (DP) de 0,58 para o grupo-controle e 1,65 com DP de 0,88, para o grupo experimental, revelando baixa proficiência. As intervenções foram capazes de modificar a realidade de aprendizagem dos estudantes e, ao final das intervenções, o grupo-controle obteve média de 4,17 e DP de 1,69. Já o grupo experimental, por meio da utilização de métodos do diagnóstico por imagem, obteve um melhor desempenho com média de 5,69 e DP de 1,88. Os testes estatísticos demonstram um desempenho, significativamente, melhor do grupo experimental, comparado ao grupo controle ao final do curso de aperfeiçoamento.

Referência(s)