
Tecnologia em radiologia: estudo comparativo do uso de métodos do diagnóstico por imagem no ensino da anatomia humana
2019; Instituto Federal de Educação; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português
10.31417/educitec.v5i11.770
ISSN2446-774X
AutoresAlonso Pires Átila, Maria do Socorro de Sousa Rodrigues, João weliandre Carneiro Alexandre, Wagner Bandeira Adriola,
Tópico(s)Radiology practices and education
ResumoO ensino da Anatomia Humana (AH) no Curso Superior de Tecnologia (CST) em Radiologia é fundamental na formação profissional. O ENADE, no referido curso, conclui que o desempenho dos estudantes neste conteúdo é insatisfatório. Este estudo tem o objetivo de avaliar a percepção e o desempenho dos discentes, antes e depois do uso de métodos do diagnóstico por imagem, associados ao ensino de AH. Trata-se de uma pesquisa experimental com a intervenção de dois grupos (controle e experimental). A pesquisa foi composta por alunos dos CST em Radiologia do Estado do Ceará. Os resultados demonstraram que os alunos concordam que o ensino da AH é mais bem compreendido quando associado a métodos de imagens, com a nota 4.9 no Likert. Quanto ao desempenho os grupos apresentaram, nos testes de proficiência, médias de 1,45 (escala de 0 a 10) e desvio padrão (DP) de 0,58 para o grupo-controle e 1,65 com DP de 0,88, para o grupo experimental, revelando baixa proficiência. As intervenções foram capazes de modificar a realidade de aprendizagem dos estudantes e, ao final das intervenções, o grupo-controle obteve média de 4,17 e DP de 1,69. Já o grupo experimental, por meio da utilização de métodos do diagnóstico por imagem, obteve um melhor desempenho com média de 5,69 e DP de 1,88. Os testes estatísticos demonstram um desempenho, significativamente, melhor do grupo experimental, comparado ao grupo controle ao final do curso de aperfeiçoamento.
Referência(s)