
Aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada para o ensino de química
2020; Instituto Federal de Educação; Volume: 6; Linguagem: Português
10.31417/educitec.v6i.972
ISSN2446-774X
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoCom o objetivo de analisar aplicativos de Realidade Virtual e Realidade Aumentada de Química, este artigo relata o levantamento realizado na Google Play dos aplicativos disponíveis para dispositivos móveis que podem ser utilizados para o ensino de Química por professores e estudantes. Metodologicamente a pesquisa é exploratória com abordagem qualitativa. Os resultados destacam algumas possibilidades de uso destes recursos, entretanto dificuldades também são observadas (como aplicativos em inglês, dispositivos com limitações técnicas etc.) para sua utilização e futura contribuição no ensino de Química. Consideramos que os aplicativos analisados nesta pesquisa podem contribuir para o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, esperamos que os resultados deste levantamento provoquem a reflexão dos professores de química sobre a importância e necessidade de desenvolverem práticas pedagógicas que busquem contemplar as especificidades relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem da Química com o uso dos aplicativos para dispositivos móveis.
Referência(s)