
Perfil dos consumidores do mel de Apis mellifera em Ubaíra - BA
2020; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30969/acsa.v16i1.1088
ISSN1808-6845
AutoresClaudiana Ribeiro Santos, Jonas de Souza Santos, Denise Ribeiro Santos, M. Santos, Guilherme Rodrigues do Nascimento,
Tópico(s)Insect and Arachnid Ecology and Behavior
ResumoA atividade apícola vem crescendo em todas as regiões do Brasil, em especial no nordeste. Apesar da diversidade de produtos apícolas, o mel é o principal produto explorado pelos apicultores e consumidores. A avaliação do perfil do consumidor é importante para melhorar o entendimento às exigências de mercado e para pequenos produtores rurais. Deste modo, este diagnóstico objetivou-se identificar o perfil socioeconômico e fatores que influênciam os consumidores de mel de abelhas Apis melliferas. Para isso, foram aplicados 392 questionários, sendo distribuídos de forma direta e aleatória onde foram explicados os objetivos do estudo. Os resultados obtidos evidenciaram que a maioria dos entrevistados consomem mel, em relação a faixa etária, grau de instrução e renda familiar. Com relação à associação do consumo com tratamento à enfermidades, foi maior em relação à faixa etária e grau de instrução, e menor em relação à renda familiar. A frequência de consumo de mel está associado ao local de aquisição e menos à renda familiar, e o consumidor prefere adquirir os produtos em feiras, direto de produtores ou emmercados.
Referência(s)