
Aptidão cardiovascular e coordenação motora apresentam relação com a atenção, flexibilidade cognitiva e velocidade de processamento em crianças de 6 à 10 anos de idade?
2020; National University of La Plata; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português
10.24215/23142561e117
ISSN2314-2561
AutoresRafaello Pinheiro Mazzoccante, Hugo de Luca Corrêa, Beatriz Raquel Castro de Sousa, Ioranny Raquel Castro de Sousa, Marcos Aurélio Barboza Santos, Aparecido Pimentel Ferreira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoObjetivo: verificar a relação e a capacidade preditiva do índice de massa corporal, desempenho aeróbio e motor nos diferentes níveis de desempenho da atenção seletiva, flexibilidade cognitiva e velocidade de processamento em crianças. Métodos: trata-se de um estudo transversal realizado em 271 crianças de 6 a 10 anos de idade. Aptidão cardiorrespiratória foi determinada pelo Intermittent Recovery Test – level 1. A coordenação motora foi mensurada pelo teste Körperkoordination für Kinder (KTK), composto por quatro tarefas: trave de equilíbrio, saltos monopedais, transferência sobre plataformas e saltos laterais. Força foi mensurada pelos saltos a 90º e contramovimento. A atenção e flexibilidade cognitiva foram avaliadas pelo teste de atenção por cancelamento (TAC) (atenção seletiva), teste de trilhas A (atenção sustentada) e B (flexibilidade cognitiva), ambos compostos por tarefa de busca visual. Resultado: as crianças de 6 a 8 anos atingiram maiores valores absolutos nos testes TAC total, Tilhas A soma e Trilhas B (sequencia, conexões e soma) Trilhas B-A em comparação as crianças de de 9 a 11 anos (p<0,01). Os indicadores de poder de predição do teste Trilhas B e B-A analisando a área sob a curva, com respectivos pontos de corte, foram, índice de massa corporal = (0,62, <17,90) e (0,62, <17,79), escore quociente motor = (0,81, >63,50) e (0,75, >63,50) escore, respectivamente. Conclusão: crianças com maior desempenho aeróbio e motor apresentaram melhores resultados atenção seletiva, atenção sustentada, flexibilidade cognitiva e velocidade de processamento cognitivo em crianças de 6 a 11 anos e estes componentes executivos parecem ser influenciados diretamente pelo IMC e QM, contudo o IMC assemelhou-se de forma negativa.
Referência(s)