
Avaliação qualitativa e quantitativa do uso do jogo da memória no ensino de tabela periódica
2020; Instituto Federal de Educação; Volume: 6; Linguagem: Português
10.31417/educitec.v6i.867
ISSN2446-774X
AutoresLuciene Santos Carvalho, Lucas Guimarães de Azevedo, Ana Paula Miranda Guimarães,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoA diversificação nas estratégias de ensino é um aspecto essencial para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, os jogos didáticos são uma alternativa viável ao ensino de Química, já que surgem como uma proposta prazerosa e dinâmica de apresentar o conteúdo aos alunos ou revisá-lo. Este trabalho descreve uma investigação situada em sala de aula, relacionada ao ensino de Química, cujo objetivo foi avaliar qualitativa e quantitativamente a aplicação e a contribuição de um jogo da memória para a aprendizagem do conteúdo “Tabela Periódica” por estudantes do Ensino Médio. Foram aplicadas algumas atividades, em forma de questionários, durante a etapa de coleta de dados, como pré- e pós-teste, além de um teste de retenção, a fim de verificar a eficácia da estratégia de ensino empregada. Os resultados evidenciaram que, após as aulas expositivas sobre os conteúdos e a utilização do jogo da memória, mais alunos conseguiram aprender a simbologia dos elementos químicos.
Referência(s)