
Consumo, cultura e publicidade: os olimpianos na revista Vogue Brasil
2020; Universidad de Los Hemisferios; Volume: 11; Issue: 1 Linguagem: Português
10.31207/rch.v11i1.224
ISSN1390-776X
AutoresLucilene dos Santos Gonzales, Deborah Cunha Teodoro, Mariana Carareto, Renata de Paula dos Santos,
Tópico(s)Fashion and Cultural Textiles
ResumoSob a ótica antropológica do consumo como um fato social e cultural, o artigo demonstra que as publicidades da revista impressa Vogue Brasil - meses de março e abril de 2019 – associam as marcas de luxo a imagens com celebridades - os olimpianos -, projetados como mitos, com os quais as leitoras se identificam com a vida privada desses heróis na cultura de massa. Douglas e Isherwood (2004), Leitão e Pinheiro-Machado (2010), Retondar (2008) e Rocha (2005) sobre o consumo, além do conceito de olimpianos, cunhado pelo francês Edgar Morin (1997) fundamentam a análise das publicidades dessa mídia, cuja fotografia ou ensaio fotográfico dialogam com o imaginário das leitoras e ditam as tendências, lifestyle e consumo de bens.
Referência(s)