
COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL: UM ESTUDO COM DOCENTES DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 27; Issue: 2 Linguagem: Português
10.4025/cadadm.v27i2.42040
ISSN2238-1465
AutoresRita de Cássia Trindade dos Santos, Jonathan Saidelles Corrêa, Lucas Almeida dos Santos, Vânia de Fátima Barros Estivalete, Vânia Medianeira Flores Costa, Luís Felipe Dias Lopes,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoO desempenho do indivíduo no trabalho está diretamente relacionado a aspectos tangíveis e intangíveis que permeiam o ambiente laboral. Quando a instituição pertence ao setor público, o estabelecimento de vínculos entre esta e seus integrantes contribui para o alcance do interesse da sociedade. Nesse sentido, o presente estudo analisa o comprometimento organizacional dos docentes de uma Instituição Federal de Ensino. Para isso realizou-se uma pesquisa de cunho descritivo, do tipo survey e com abordagem quantitativa, por meio do uso da Escala de Medidas de Comprometimento Organizacional (EBACO). A análise dos dados ocorreu por meio de estatística descritiva e teste T. Participaram da pesquisa 297 docentes, sendo a maioria apresentou as seguintes características: gênero feminino; idade entre 31 a 40 anos; nível de qualificação em mestrado ou doutorado; atuação na instituição entre cinco a dez anos; e faixa salarial acima de R$ 4.500,00. Por fim, evidenciou-se que para os docentes pesquisados o comprometimento organizacional está associado a obrigação de desempenho como ideal de bom empregado; identificação com os valores e filosofia da organização; permanência por desejo e necessidade; e sentimento de pertença a um grupo.
Referência(s)