O gênero como conteúdo escolar da Sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD 2018
2020; Issue: 24 Linguagem: Português
10.33025/rps.v0i24.2258
ISSN1983-0076
Autores Tópico(s)History of Education Research in Brazil
ResumoEste artigo tem como objetivo observar como as questoes de genero se apresentam nos livros didaticos de Sociologia do Plano Nacional do Livro Didatico 2018 (PNLD 2018). Parte-se do pressuposto teorico da recontextualizacao pedagogica apresentado por Basil Berstein e da teoria da educacao emancipatoria de Paulo Freire e bell hooks para realizar o resgate historico das questoes de genero, das teorias feministas e do papel da escola e o processo de introducao do genero nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN). A partir disso e da compreensao da intermitente historia da Sociologia no Ensino Medio se discute como a inclusao das questoes de genero e apresentada no edital do PNLD 2018 – Sociologia para, por fim, ser realizada uma analise dos cinco livros aprovados no PNLD 2018, observando os temas, autores e teorias que sao escolhidos para serem relacionados com a questao de genero.
Referência(s)