Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Responsabilidade social e educação em design: autonomia frente à complexidade dos fenômenos humanos na contemporaneidade

2020; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29147/dat.v5i2.191

ISSN

2526-1789

Autores

Caroline de Cerqueira Medeiros, Marisa Cobbe Maass,

Tópico(s)

Innovative Human-Technology Interaction

Resumo

Este trabalho aborda a responsabilidade social em diálogo com a educação em design como um possível caminho para que o aluno desenvolva a autonomia necessária para resolver os problemas complexos que emergem da contemporaneidade. Examina-se habilidades necessárias ao designer que compreende sua ação e seu papel ativo como sujeito neste contexto, através de revisão bibliográfica. Salienta-se a habilidade de lidar com as incertezas e complexidade do mundo, observando a subjetividade implicada no processo de design, a dinamicidade dos sistemas abertos, o processo dialógico e polissêmico em processos colaborativos de design no contexto de inovação social, exercitando a empatia e afetividade. Compreende-se que a responsabilidade social, assumida por parte do aluno de design, traz consigo a transformação pessoal, abertura ao diferente e capacidade de escuta ativa em qualquer ambiente. A inevitabilidade da transdisciplinaridade na educação em design é uma constatação e o estímulo a estudantes ocuparem posições de decisão nos processos pedagógicos é visto como catalizador destes aprendizados.

Referência(s)
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