
IDENTIDADES EM PRÁTICAS DE LETRAMENTOS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: COMUNICAÇÃO ORAL GAMIFICADA EM UM CLUBE DE INGLÊS
2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 35; Issue: 68 Linguagem: Português
10.22456/2238-8915.100872
ISSN2238-8915
AutoresAdriana Fischer, Mariana Aparecida Vicentini,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoEste estudo busca compreender relações entre comunicação oral gamificada e as identidades de estudantes em práticas de letramentos escolares na aprendizagem de inglês. Fundamentados na perspectiva sociocultural dos letramentos, discutimos dados gerados com três sujeitos, em um Clube de inglês, durante a elaboração de uma comunicação oral com o apoio da gamificação e das Tecnologias Digitais. Os dados em análise são advindos da atividade de comunicação oral elaborada pelos sujeitos e de um grupo focal realizado ao final do semestre do Clube. Os resultados indicam que a gamificação permitiu aos sujeitos evidenciarem formas singulares de se posicionar em relação à leitura, à escrita e diferentes formas de ser, agir e elaborar sentidos no contexto escolar, entretanto, o uso das Tecnologias Digitais e da gamificação necessitam ser aliadas a uma prática que seja significativa para os sujeitos.PALAVRAS-CHAVE: identidades; comunicação oral; gamificação; tecnologias digitais.
Referência(s)