Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O imperativo gramatical em gibis da Turma da Mônica: um estudo em tempo real

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO; Volume: 7; Issue: 2 Linguagem: Português

10.58967/caletroscopio.v7.n2.2019.3884

ISSN

2318-4574

Autores

Anna Kesya Ferreira Lima, Aluíza Alves de Araújo, Kethleen Claudino,

Tópico(s)

Linguistics and Discourse Analysis

Resumo

Este trabalho, embasado na Sociolinguística Variacionista, tem como objeto de estudo o uso do modo verbal imperativo na forma associada ao indicativo ou subjuntivo. Seu corpus é constituído por 23 gibis da Turma da Mônica e Turma da Mônica Jovem. Os exemplares, coletados para este estudo, abrangeram as décadas de 80, 90 e a primeira e segunda década do século XXI. O objetivo deste trabalho é verificar quais variáveis interferem no uso do imperativo, analisando o fenômeno em narrativas de quadrinhos. Após a submissão dos dados ao software Goldvarb X, os resultados demonstraram uma diminuição expressiva do imperativo associado ao subjuntivo e o aumento do uso do imperativo na forma indicativa através das décadas. Além disso, o entendimento de como as diferentes gerações se expressam foi apontado como influenciador do aumento do uso da forma indicativa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX