Artigo Revisado por pares

Sequência didática de Termodinâmica: um material potencialmente significativo

2020; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.31512/encitec.v10i2.3067

ISSN

2237-4450

Autores

Simone Bonora Mazaro, Luiz Marcelo Darroz, Cleci Teresinha Werner da Rosa,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

<p>Apresentam-se, neste artigo, os resultados de uma investigação que buscou identificar se uma sequência didática fundamentada na Teoria da Aprendizagem Significativa (TAS), de David Ausubel, e estruturada a partir da obra <strong>A volta ao mundo em 80 dias</strong>, de Júlio Verne, pode ser considerada um material potencialmente significativo para o estudo de Termodinâmica. A sequência foi implementada com um grupo de estudantes da segunda série do ensino médio de um município do interior do Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados, utilizaram-se o diário de bordo elaborado pela professora, no decorrer da implementação, e entrevistas semiestruturadas realizadas com os estudantes. A análise dos dados guiou-se pela Análise Textual Discursiva (ATD), tendo como categorias <em>a priori</em>: relação dos conteúdos estudados com os conhecimentos anteriores dos estudantes; diferenciação progressiva e reconciliação integradora; materiais utilizados; participação e comprometimento nas atividades propostas; e estrutura e metodologia empregadas nas aulas. Como resultado, percebeu-se que a sequência proposta pode ser considerada um material potencialmente significativo para o estudo de Termodinâmica no ensino médio, visto que as atividades e os textos nela contidos favorecem a relação dos conhecimentos prévios dos estudantes com os assuntos abordados e possibilitam estabelecer ligações entre esses conhecimentos.</p>

Referência(s)