APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTINGENCIAS NO MANEJO DA DIFICULDADE ALIMENTAR NA INFÂNCIA.
2020; Linguagem: Português
10.5151/cissi2020-10
ISSN2357-7282
AutoresRafael Baptista de Melo, Raquel Ricci, Rachel HV Machado, Maria Julia Russo de Carvalho, Cláudia de Cassia Ramos, Priscila Maximino, Mauro Fisberg,
Tópico(s)Child Nutrition and Feeding Issues
ResumoJustificativaA Dificuldade Alimentar (DA) é altamente influenciada pelainteração da criança com seu ambiente. Por isso, podem ser utilizadas técnicascomportamentais para reduzir a recusa alimentar. Uma das mais utilizadas é aanálise funcional, que investiga a relação entre eventos ambientais ecomportamentos por meio da tríplice contingência (relação entre estímuloantecedente, resposta e consequência). Objetivo(s)Demonstrar a aplicação da análise de contingências na área de DA. Método(s)Estudo descritivo observacional com análise de vídeo gerado emconsulta em ambulatório especializado em DA, com uma criança do sexo femininode 3 anos, de desenvolvimento típico, com recusa alimentar. A partir de padrãode comportamentos a serem observados de forma sistemática, registrou-se oscomportamentos (resposta) apresentados pela criança frente um evento(antecedente), e quais consequências esta resposta gerou. A pesquisa foiaprovada por comitê de ética, sob-registro CAAE 32939314.0.0000.5567. Resultado(s)Como Antecedentes, foram identificadas no vídeo 6 ofertas dealimento e 2 sustentações da oferta (segurar e manter o talher na frente dacriança). A resposta da criança frente ao antecedente foi com vocalizaçõesnegativas ou comportamentos de fuga (mudar de assunto, pedir para fazer outraatividade), recusa de sentar-se à mesa, empurrar o alimento/utensilio/mão docuidador, bloquear o acesso a sua própria boca ou recusa com a cabeça e com ocorpo. As consequências para tais respostas foram principalmente o afastamentoda oferta do alimento, substituições da oferta, permissão para a criança sairda posição ou encerramento da alimentação. Conclusão(ões)Os resultados da observação sugerem que as consequências podemsustentar ou moldar a resposta da criança e manter a recusa. Assim, aintervenção no comportamento final do cuidador se faz necessária para modular aresposta da criança. Este tipo de análise é útil no desenvolvimento deprogramas de diagnósticos e de tratamento da DA.
Referência(s)