Artigo Acesso aberto Revisado por pares

ensino do desenho na formação em Design Gráfico: uma análise de cenários e uma proposta projetual e interdisciplinar para o Brasil

2020; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29147/dat.v5i2.200

ISSN

2526-1789

Autores

Anelise Zimmermann, Solange Galvão Coutinho,

Tópico(s)

Design Education and Practice

Resumo

Esse artigo sumariza parte da tese de doutorado de Zimmermann (2016) e apresenta uma análise de cenários de ensino do desenho no Brasil e Reino Unido e uma proposta projetual e interdisciplinar para a formação em Design Gráfico. A pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratório, com abordagem indutiva, com o estudo de campo dos cenários. As informações foram analisadas através do método da análise de conteúdo, servindo de subsídio para a elaboração de uma proposta curricular e de ensino do desenho direcionada as variadas funções do desenho no processo projetual, es-tabelecendo relações entre disciplinas. Por fim, as reflexões geradas a partir desse estudo indicaram a possibilidade da expansão das pesquisas em dese-nho aplicadas à formação em design no Brasil, bem como a importância dos estudos interdisciplinares.

Referência(s)
Altmetric
PlumX