
Marketing de relacionamento na gestão do futebol: identificação e comparação das ações em quatro clubes brasileiros
2020; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5585/podium.v9i1.14512
ISSN2316-932X
AutoresEbio Viana Meneses Neto, Andréia de Fátima Hoelzle Martins,
Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoObjetivo: O objetivo geral pretendido nesse estudo foi identificar se há uso de instrumentos e estratégias do marketing de relacionamento na gestão dos quatro maiores clubes brasileiros em número de torcedor e comparar as ações entre esses.Método: É uma pesquisa qualitativa descritiva em que, para atingir os objetivos, utilizou-se de dados secundários como documentos e informações disponíveis nos sites oficiais dos clubes. A partir disso, os dados foram interpretados tentando identificar ações de marketing de relacionamento e sua classificação conforme a literatura.Originalidade/Relevância: O novo contexto de investimentos no esporte exige maior profissionalização, transparência e racionalização da gestão da área. Assim, estudar as áreas funcionais da administração concatenando com o fato esportivo é de suma importância para práticas mais eficientes e eficazes de gestão, daí a relevância do presente artigo.Resultados: Dentre os resultados encontrados, destaca-se o programa de sócio torcedor como estratégia de marketing de relacionamento utilizado pelos clubes estudados. Além disso, o modelo de relacionamento contratual foi o mais utilizado pelos clubes.Contribuições Teóricas/Metodológicas: O conteúdo deste trabalho fornece subsídio para entendimento científico sobre o comportamento do consumidor esportivo e principalmente sobre o processo gerencial dos clubes relacionados ao marketing esportivo e de relacionamento, auxiliando no desenvolvimento de novos trabalhos nesta área.Contribuições Sociais: O esporte traz consigo aspectos intangíveis, ou seja, o momento esportivo é considerado único e de difícil precificação. Desta forma, o futebol transforma de maneira única a sociedade e este trabalho auxilia no entendimento do torcedor (ente social esportivo) como objetivo central das ações dos clubes.
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