
PROCESSOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO AVANÇADO REVELADOS NAS RESOLUÇÕES DE TAREFAS ENVOLVENDO NÚMEROS RACIONAIS
2020; PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
10.23925/2358-4122.2020v7ip172-190
ISSN2358-4122
AutoresMarcia Viaro Flôres, Jussara Aparecida da Fonseca, Eleni Bisognin,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoO presente trabalho tem como objetivo analisar que processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) são mobilizados por estudantes de um curso de formação inicial de professores de Matemática, ao realizarem tarefas exploratórias envolvendo alguns aspectos da representação de números racionais. Para isso, utilizamos uma abordagem qualitativa, pautando nossa coleta de dados na produção escrita dos participantes, a partir da proposição de tarefas relacionadas à representação decimal finita de números racionais. Como resultado, verificamos que os estudantes mobilizaram diferentes aspectos do processo de representação (mudança e tradução) do PMA, relacionados aos conceitos envolvidos. No entanto, em relação aos processos de sintetização, generalização e abstração, foram recorrentes as dificuldades apresentadas. Destacamos a importância de propor atividades que permitam aos estudantes mobilizarem os processos do PMA, principalmente no que tange ao desenvolvimento da abstração, pois esta deve ser uma das preocupações quando se trata da Matemática em um nível superior.
Referência(s)