Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A linguagem na atividade de trabalho do docente psicólogo: cenografia e ethos discursivo em um relato de experiência na revista Psicologia em Foco

2019; Volume: 01; Issue: 3 Linguagem: Português

10.46375/encantar.silaergologia.014

ISSN

2675-1291

Autores

Keila de Quadros Schermack, Ernani César de Freitas,

Tópico(s)

Psychology and Mental Health

Resumo

Este estudo tem por objetivo analisar as práticas de linguagem no e sobre o trabalho, a cenografia e o ethos discursivo como a construção da imagem de si no discurso do docente psicólogo. O marco teórico se situa sobre as contribuições referentes à abordagem ergológica (SCHWARTZ; DURRIVE, 2010; TRINQUET, 2010; NOUROUDINE, 2002; SOUZA-E-SILVA, FAÏTA, 2002) em interface com a semântica global, de base enunciativo-discursiva (MAINGUENEAU, 1997, 2008a, 2008b, 2008c, 2008d, 2015). A pesquisa é aplicada, descritiva, com procedimentos bibliográfico e documental, numa abordagem qualitativa. Os corpora de pesquisa constituem-se de três excertos de um relato de experiência publicado na revista Psicologia em Foco; Código de Ética Profissional do Psicólogo (2005): o inciso II dos Princípios Fundamentais e o Art. 1º (parágrafo c) Das responsabilidades do Psicólogo. Na construção da cenografia, a imagem de si refletida no relato de experiência revela o ethos discursivo de um profissional responsável, educador, cumpridor de normas, preocupado com o bem estar dos indivíduos, que faz a gestão de si na atividade em prol dos sujeitos envolvidos no trabalho.

Referência(s)
Altmetric
PlumX