O que guardam as fotografias de família além de memórias?
2020; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 7; Issue: 01 Linguagem: Português
10.26512/cmd.v7i01.30483
ISSN2318-5422
AutoresRodolfo Nazareth Junqueira Fonseca,
Tópico(s)Visual Culture and Art Theory
ResumoAs fotografias reproduzidas nesta edição da Arquivos CMD são inéditas e foram encontradas na pesquisa de acervos familiares do cineasta Aristides Junqueira (1879-1952) para a realização do filme documentário de longa-metragem de minha autoria: Até pode chegar um filme de família (2018). Aristides Junqueira é natural de Ouro Preto, e é considerado um pioneiro do cinema brasileiro como autor de dezenas de filmes silenciosos e sonoros rodados em quase todas as regiões do Brasil e cuja a grande maioria do acervo está perdido. O conjunto de fotografias apresentadas remontam sistematicamente o crescimento dos filhos do cineasta Aristides Junqueira ao longo dos anos até a fase adulta nos anos 1940. Esta é uma atitude do cineasta que também aparece na cena filmada em 1909 de “Reminiscências”, parte do acervo das cinematecas do Museu de Arte Moderna - MAM Rio e da Cinemateca Brasileira. As fotografias guardam intenções e valores, objetivos e subjetivos, linguagens e corpos que já não existem mais. As fotografias sintetizam as memórias na forma de imagens.
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