Artigo Acesso aberto

Usos Sociais e Democráticos para Vocabulários Escolares Indígenas

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; Volume: 2; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18468/rbli.2019v2n2.p44-53

ISSN

2595-685X

Autores

Clara Carolina Souza Santos,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

<p>O Projeto Tupinambá<em> </em>realiza atividades de assessoramento linguístico para professores indígenas, com atividades formativas para professores da escola Sapucaeira e nucleadas na cidade de Olivença, distrito de Ilhéus, Bahia. Uma das etapas do projeto foi a produção de um vocabulário de uso escolar da língua Tupinambá. Este vocabulário trouxe como inovação a transcrição fonética dos vocábulos. Neste texto, refletimos a respeito das escolhas macroestruturais do vocabulário, com ênfase para a definição dos lemas das palavras. Esta escolha é fundamental para orientar a ordem do vocabulário e o estudo da língua em contexto escolar. Apresentamos as escolhas iniciais e as mudanças após os encontros regulares com a comunidade de professores indígenas, nas escolas. Baseamos nossas escolhas em princípios definidos em assembleias democráticas nas quais os próprios professores indicaram caminhos para o melhor uso do vocabulário entre os alunos dos cursos de formação básica.</p>

Referência(s)