
Características do professor ideal: uma percepção dos graduandos em Ciências Contábeis de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina
2020; Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina; Volume: 19; Linguagem: Português
10.16930/2237-766220203001
ISSN2237-7662
AutoresMarcelo Manes Prim, Leonardo Eodesio Bach, Zilton Bartolomeu Martins,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoA presente pesquisa teve como objetivo analisar essas características do professor ideal na percepção da população selecionada de uma universidade comunitária do estado de Santa Catarina. Quanto à metodologia, este estudo se classifica como quantitativo quanto à sua abordagem, descritivo quanto ao objetivo e, no que diz respeito aos procedimentos, conta com uma pesquisa de levantamento. Como instrumento de coleta de dados, aplicou-se um questionário validado e utilizado por Guelfi, Tumelero, Antonelli e Voese (2018), que contém 34 questões sobre quais características definem um professor ideal. A população desta pesquisa foi de 138 alunos, matriculados em 2018/2, resultando em uma amostra de 102 respondentes, que representa 73,91% da população. Os dados foram tabulados no software Microsoft Excel e foram utilizadas como técnicas de análise a estatística descritiva e univariada, por meio da frequência relativa, média, desvio-padrão, correlação e teste T, calculadas com o software IBM SPSS Statistics 22. Como principais resultados, verificou-se que as características mais relevantes indicadas pelos discentes foram ter conhecimento da teoria do assunto que está lecionando, ter conhecimento da prática do assunto que está lecionando e saber fazer a ligação entre teoria e prática. Já as características menos enfatizadas estão relacionadas aos atributos e ter beleza física, ser asseado (bem-vestido, cabelo penteado, sempre arrumado) e ter tom de voz agradável.
Referência(s)