Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Lugares da memória na obra de Ayrson Heráclito

2020; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.29147/dat.v5i2.211

ISSN

2526-1789

Autores

Marcelo Rafael de Carvalho, Mirtes Marins de Oliveira,

Tópico(s)

Urban and sociocultural dynamics

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a videoinstalação Os Sacudimentos (2015), composta por dois vídeos denominados O Sacudimento da Casa da Torre (8’32’) e O Sacudimento da Maison des Esclaves em Gorée (8’32’), obra realizada pelo artista brasileiro Ayrson Heráclito (Macaúbas, Bahia, 1968), a partir da versão exibida no Museu de Arte de São Paulo Assis Chate­aubriand (MASP) em 2018. Como abordagem metodológica foi utilizada, para uma discussão sobre a obra, a perspectiva conceitual de lugares da memória (les lieux de mémóire) desenvolvido por Pierre Nora, em 1984. Para Nora, os lugares de memória são aqueles onde a memória se cristaliza e se refugia. Seriam uma espécie de substituto da memória, simbolicamente representam o que resta e o que se perpetua de um outro tempo até o presente.

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