Lugares da memória na obra de Ayrson Heráclito
2020; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29147/dat.v5i2.211
ISSN2526-1789
AutoresMarcelo Rafael de Carvalho, Mirtes Marins de Oliveira,
Tópico(s)Urban and sociocultural dynamics
ResumoO presente artigo tem como objetivo refletir sobre a videoinstalação Os Sacudimentos (2015), composta por dois vídeos denominados O Sacudimento da Casa da Torre (8’32’) e O Sacudimento da Maison des Esclaves em Gorée (8’32’), obra realizada pelo artista brasileiro Ayrson Heráclito (Macaúbas, Bahia, 1968), a partir da versão exibida no Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) em 2018. Como abordagem metodológica foi utilizada, para uma discussão sobre a obra, a perspectiva conceitual de lugares da memória (les lieux de mémóire) desenvolvido por Pierre Nora, em 1984. Para Nora, os lugares de memória são aqueles onde a memória se cristaliza e se refugia. Seriam uma espécie de substituto da memória, simbolicamente representam o que resta e o que se perpetua de um outro tempo até o presente.
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