
Análise do acontecimento
2017; School of Communications and Arts of the University of São Paulo; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.11606/issn.1982-8160.v11i3p71-87
ISSN1982-8160
AutoresVera Veiga França, Suzana Cunha Lopes,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoA proposta deste artigo é refletir sobre como o conceito de acontecimento pode ser orientador e/ou operador metodológico na área da Comunicação. Para isso, começamos apresentando a noção pragmatista de acontecimento. Depois, destacamos alguns vieses analíticos: o poder hermenêutico do acontecimento para busca de sentidos em jogos de temporalidades e enquadramentos; a passibilidade do acontecimento para análise de experiências, afetações e configuração de públicos; a dupla vida do acontecimento para investigar as dimensões existenciais e simbólicas de um fenômeno; a espetacularização para estudos de acontecimentos midiáticos; e a individualização do acontecimento para interpretar suas particularidades e o contexto social que faz emergir.
Referência(s)