
A importância dos clássicos na educação básica: uma leitura de Rei Lear a partir do deslocamento do conceito de catarse
2020; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE; Volume: 11; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5935/2179-0027.20200021
ISSN2179-0027
Autores Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoEste trabalho apresenta um percurso de leitura da obra Rei Lear , de William Shakespeare (1564-1616), partindo-se do pressuposto de que a leitura dos classicos, na educacao basica, e fundamental para o desenvolvimento pessoal e social dos alunos e para a ampliacao de suas percepcoes da realidade. Para tanto, desenvolve-se uma abordagem do texto literario pautada na relacao simbolica existente entre os dois enredos que compoem a obra em questao, de maneira a ressaltar o dialogo empreendido entre eles e, por extensao, o dialogo empreendido por eles tambem com o mundo dos alunos. Acredita-se que, por meio de um deslocamento do conceito de catarse, seja possivel perceber a leitura literaria como uma forte aliada na formacao pessoal e social dos alunos, indo ao encontro do efeito humanizador da literatura, apresentado por Candido (2004).
Referência(s)