
Da ‘volta à natureza’ pelo ‘milagre das Olimpíadas’: narrativas de salvação do Rio de Janeiro no documentário para televisão Naturopolis
2020; Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
10.29397/reciis.v14i2.2060
ISSN1981-6286
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo busca compreender a produção de signifiados sobre sustentabilidade no contexto de produção da cidade olímpica. Para tanto, promove uma análise crítica do documentário Naturopolis, relacionando-o com alguns dos documentos ofiiais disponibilizados tanto pelo Comitê Olímpico Internacional quanto pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos. Busca-se uma leitura polivalente, não dominante, considerando o contexto mais amplo de produção da cidade-mercadoria pela cidade-empresa, por meio de técnicas de city branding. O artigo se concentra na linha narrativa da salvação da cidade em relação à sustentabilidade, por meio dos megaeventos ou, nos termos do documentário, de uma volta à natureza, evocando mudanças necessárias para a construção de um novo país, a partir de uma transformação que pode ser trazida por políticos, pelo milagre das Olimpíadas e pela população em geral.
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