CONCEPÇÕES DE MATEMÁTICA E DE REALIDADE: UMA PERSPECTIVA DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA

2020; Volume: 9; Issue: 18 Linguagem: Português

10.3387/rpem.v9i18.2172

ISSN

2238-5800

Autores

Cassiano Scott Puhl, Isabel Cristina Machado de Lara,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso com licenciandos de Matematica de uma Instituicao de Ensino Superior particular do municipio de Porto Alegre, cujo objetivo e identificar a percepcao que possuem acerca de Matematica, de realidade, e o modo como entendem a realidade nos livros didaticos. A coleta de dados foi realizada por meio de um questionario virtual, enviado para todos os academicos, com perguntas abertas, obtendo uma amostra de 14 licenciandos. O metodo de analise foi a Analise Textual Discursiva (ATD), definindo as categorias a priori para a concepcao de Matematica e de Realidade e categorias emergentes para a percepcao dos licenciandos sobre a realidade nos livros didaticos. A analise evidencia que os participantes associam a realidade com o mundo externo, sendo perceptivel pelos sentidos. Em relacao a Matematica, identificam-se duas categorias distintas: Ciencia exata de verdades absolutas; Ciencia em desenvolvimento de verdades relativas. Alem disso, constatou-se que as percepcoes de realidade e de Matematica dos licenciandos tem implicacao direta no modo como percebem a realidade nos livros didaticos, pois a maioria entende que exercicios contextualizados representam a realidade. Por fim, tem-se fortes indicios que os licenciandos nao sabem diferenciar o significado entre contexto e realidade.

Referência(s)