Artigo Acesso aberto

O luxo na era do like: Comunicação do luxo no YouTube

2020; OberCom (Observatorio da Comunicação); Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

10.15847/obsobs14220201528

ISSN

1646-5954

Autores

Ana Rita Queiroz,

Tópico(s)

Digital Marketing and Social Media

Resumo

Este artigo tem como principal objetivo compreender como os termos “luxo” e “luxury” se manifestam na plataforma YouTube, a fim de contribuir para um domínio de saber ainda pouco aprofundado em Portugal, e ainda pretende explorar ferramentas metodológicas contemporâneas e inovadoras para a sua concretização. Foi realizada uma análise aos dados extraídos através da ferramenta Youtube Data Tools, complementada por uma entrevista semiestruturada a uma especialista de luxo. Através deste estudo foram identificadas seis comunidades no Youtube que nos possibilitou a compreensão de como os utilizadores estão a categorizar a palavra luxo nesta plataforma. Associadas aos termos “luxo” e “luxury” foram identificadas as seguintes comunidades: Carros de Luxo, Compras de luxo, Imobiliário de Luxo, Lifestyle / Vidas de luxo, Luxo sustentável e Rentabilização do luxo. Para obter estas comunidades foi usado uma plataforma de análise, designada por Gephi, que identifica as comunidades de utilizadores, tendo por base o seu grau de interação. Com uma maior representatividade vemos a comunidade designada por “luxo sustentável”, em que os utilizadores do YouTube associam vídeos com conteúdos relacionados com a reciclagem de objetos e do faça você mesmo – expressão em inglês Do It Yourself (DIY).

Referência(s)