
A intolerância religiosa e o preconceito racial nas escolas:
2019; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34019/2237-6151.2019.v16.27169
ISSN2237-6151
AutoresGlauber de Araújo Barroco Lobato, Arthur Lima de Oliveira,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoEste artigo tem por objetivo central discutir a atuação dos professores em relação preconceito religioso presente nas escolas, principalmente contra religiões de matriz africana e seus adeptos. Para tal, abordamos a atividade dos movimentos relacionados à negritude e suas contribuições além de apontarmos o papel essencial que o professor exerce no Âmbito educacional a fim de dirimir as perspectivas preconceituosas nesse espaço, que deve promover a pluralidade, respeito e liberdade. O preconceito deve ser mitigado em todos os setores da sociedade e, principalmente, nos ambientes educacionais, visto que novos cidadãos sairão desses espaços para atuar na sociedade e não há mais tempo nem espaço para mantermos um sistema social baseado em hierarquização de credos.
Referência(s)