Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Atividade lúdico-educativa para ensino de neurociência aos escolares da rede pública

2020; Brazilian Journal of Development; Volume: 3; Issue: 3 Linguagem: Português

10.34119/bjhrv3n3-194

ISSN

2595-6825

Autores

Higor Dantas Gonçalves Carvalho, Juliana Maria Chianca Lira, Arthur Leite Lessa, Vívian Fernandes dos Santos, Arthur Valido Déda, Larissa Maria Cardoso Lima Rodrigues, Marcelo Vitor Costa Paes, Maria Carolina Oliveira Santos, Cidson Leonardo Silva, Thalyta Porto Fraga, Byanka Porto Fraga, Diogo Costa Garção,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Introducao. “Desvendando o Cerebro” e uma atividade criada com a finalidade de difundir e oportunizar o conhecimento acerca de processos biologicos do corpo humano por meio de uma abordagem ludico educativa, de modo a fornecer correlacoes com as praticas do dia-a-dia do publico alvo, estudantes das escolas publicas do estado de Sergipe e, dessa forma, potencializar e sedimentar seu processo de aprendizagem. Objetivo. O presente estudo teve como objetivo avaliar a percepcao do conhecimento sobre o sistema nervoso central para estudantes de escolas publicas do estado de Sergipe pre e pos intervencao ludico-pratica. Metodo. Foram realizadas oito visitas mensais em escolas publicas de Sergipe, com 400 alunos do ensino fundamental e medio, os quais foram submetidos a atividades teorico-praticas, como exposicao orientada de pecas anatomicas do encefalo e montagem de quebra-cabeca superdimensionado do cerebro, alem de avaliacoes teoricas antes e apos a realizacao da acao do projeto. Os instrumentos de avaliacao, pre e pos atividades, foram identicos e compostos por 10 questoes objetivas, referentes ao Sistema Nervoso Central, de modo que as respostas corretas de cada aluno foram pontuadas em uma escala de 0 a 100. A analise estatistica foi realizada atraves do teste t-student , considerando um nivel de significância de p <0,05. Resultados. Observou-se aumento estatisticamente significativo do desempenho dos alunos ( p <0,05) durante o pos-teste (61%) em relacao ao pre-teste (46%), apontando uma efetividade objetiva das acoes realizadas, atraves da apreensao a consolidacao das informacoes transmitidas durante as atividades. Conclusao. Os resultados sugerem que a atividade ludico-educativa “Desvendando o Cerebro” pode potencializar a aprendizagem do conhecimento neuroanatomico para os alunos da rede publica do estado de Sergipe, bem como servir de instrumento consolidador de tal conteudo multipotencial e com relevância teorico-pratica.

Referência(s)