Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A percepção da intertextualidade pelos alunos do ensino fundamental, nas aulas de Língua Portuguesa: diálogo entre poema e vídeo

2020; Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo; Volume: 49; Issue: 2 Linguagem: Português

10.21165/el.v49i2.2475

ISSN

1413-0939

Autores

Regislene Dias de Almeida,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este artigo pretende apresentar o trabalho realizado durante as aulas de Língua Portuguesa, com alunos dos nonos anos do ensino fundamental, de uma escola municipal, no interior de São Paulo, sobre a análise da intertextualidade presente na apropriação de um texto literário para um produto audiovisual. Os objetos selecionados para o desenvolvimento do trabalho constituem-se do poema “Quadrilha”, de Carlos Drummond de Andrade e do episódio homônimo, da série “Tudo o que é sólido pode derreter”, dos diretores Rafael Gomes e Esmir Filho, com roteiro de Mariana Bastos. A análise se dará de forma a considerar a percepção que os alunos tiveram, ao analisar as relações entre o poema e o vídeo, numa perspectiva de texto multimodal e multissemiótico.

Referência(s)