Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O saber local, aspectos culturais e históricos para a promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável

2020; FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.35953/raca.v1i1.24

ISSN

2596-3082

Autores

Fábio Libório Rocha, Érica Ell,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

Este ensaio objetiva promover uma reflexão sobre a cultura do consumo alimentar do feijão no Brasil, enquanto protagonizador de nossa identidade étnica afro-brasileira e elemento favorecedor de um poder local, a partir de um enfoque histórico-cultural. A temática proposta foi balizada teoricamente por meio da ideia de poder local apresentada por Geertz e a compreensão sobre cultura alimentar seguiu o contexto de cultura, definida por Claude Lévi-Strauss. O olhar histórico-cultural, não somente amplia a leitura científica de dados quantitativos de consumo de um alimento, como também garante um entendimento mais amplo, significativo e dinâmico do consumo alimentar. O componente histórico e cultural da alimentação é, assim, tão importante quanto o econômico e o nutricional para a promoção de uma alimentação adequada, saudável e sustentável. Ao evidenciar que o feijão se encontra alheio à comida-mercadoria servida em Shopping Center’s, numa cultura globalizada, devemos considerar o feijão como alimento a ser fomentado por ser um patrimônio histórico nacional. E se este mesmo circuito comercial vende comidas que não são nutritivas, devemos então incentivar a organização de outro circuito cultural, local, regional e nacional, mesmo didático, popular, visando a valorização da memória deste prato e de sua representação simbólica.

Referência(s)