Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Psicologia do Desenvolvimento

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 37; Linguagem: Português

10.35699/1676-1669.2020.12540

ISSN

1676-1669

Autores

Rogério de Andrade Barros, Denise Coutinho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O estudo sobre o desenvolvimento humano, por parte da Psicologia, se revela a partir de um panorama complexo e, por vezes, anárquico que contempla amplo leque de perspectivas. O que marca a alteridade desse campo do saber? O objetivo do presente artigo é compreender de que maneira surge a Psicologia do Desenvolvimento, demarcando condições de seu advento por meio de uma revisão não sistemática de literatura. Não há distinções significativas, do ponto de vista histórico e até mesmo gerencial, em Programas de Pós-Graduação no Brasil, entre Psicologia e Psicologia do Desenvolvimento. Por outro lado, Psicologia do Desenvolvimento e Psicologia Educacional são historicamente entrelaçadas. Encontram-se, também mais recentemente, esforços de destacar a Psicologia do Desenvolvimento do campo da Psicologia através da delimitação de objetos e métodos próprios, inserindo-se numa perspectiva não disciplinar como Ciência do Desenvolvimento.

Referência(s)