Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino de anatomia humana no contexto da educação médica: uma retrospectiva histórica

2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 7 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v9i7.5173

ISSN

2525-3409

Autores

José Sebastião de Araújo Júnior, Leonardo Mello Cardoso, Anderson José Ferreira, Marianna Gil de Farias Morais, Anna Santana Pereira Rolim de Araújo, Thaliny Batista Sarmento de Oliveira, Raphael Raniere de Oliveira Costa, Eudes Euler de Souza Lucena,

Tópico(s)

Augmented Reality Applications

Resumo

Este trabalho tem por objetivo refletir sobre o processo de evolução do ensino da anatomia humana e a inserção das novas tecnologias no contexto do ensino e aprendizagem na formação médica. Trata-se de um estudo teórico reflexivo. A busca e análise do arcabouço bibliográfico utilizado ocorreu por meio de uma revisão narrativa da literatura. A organização dos resultados foi feita por meio da Análise de Contexto. Os contextos utilizados foram: Novas tecnologias no ensino da anatomia como contexto imediato; Perspectivas atuais no ensino médico como contexto específico; Legislação e ética no uso de cadáveres como contexto geral; e Evolução histórica do estudo da anatomia como metacontexto. As competências esperadas pelo aluno de medicina perpassam por uma formação sólida em anatomia humana com o uso de diferentes metodologias. Ainda assim, ressalta-se a importância bem como os aspectos éticos envolvidos no uso de cadáveres.

Referência(s)