Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

POR UMA ESCOLA PLURAL, INTEGRADA E COM PARTIDOS

2020; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 29; Issue: 58 Linguagem: Português

10.21879/faeeba2358-0194.2020.v29.n58.p78-90

ISSN

2358-0194

Autores

Caroindes Julia Corrêa Gomes, Vânia Gomes Zuin,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Este trabalho problematiza, à luz da Aufklärung, as possibilidades de uma práxis educacional apartidária ao almejarmos uma educação democrática em defesa da liberdade, autonomia e justiça social. A partir das ideias de Immanuel Kant, apresentamos um diálogo com diferentes perspectivas históricas e filosóficas da Aufklärung a fim de refletir a gênese do Movimento Escola sem Partido. Ao impedir uma abordagem plural, o Movimento impossibilita o acesso aos conteúdos e informações historicamente situados e necessários para apreendermos e transformarmos as realidades, promovendo (ainda mais) a invisibilidade e a inexistência das maiorias submissas. A igualdade de direitos não se concretizará baseada em um Projeto mistificador e alienante; mas ao contrário, somente na liberdade de ensinar, aprender, se realizar e se constituir como sujeitos esclarecidos e que ousem saber.

Referência(s)