
FORMAS DE PLANIFICAÇÃO DO AGIR DIDÁTICO COM GÊNEROS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
2020; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22481/folio.v12i1.6601
ISSN2176-4182
Autores Tópico(s)Discourse Analysis in Language Studies
ResumoO presente artigo tem como objetivo refletir sobre as formas de planificação do agir didático com gêneros por professores. Para tal, tomamos como referência a noção de agir didático de Silva (2013) e as discussões teóricas e resultados das pesquisas sobre ensino de gênero apresentadas na coletânea organizada por Schneuwly e Dolz (2004). As colaboradoras desta pesquisa foram 02 (duas) professoras da Rede Estadual de Ensino de Pernambuco. Os resultados apontam para a ocorrência de algumas formas comuns de planificação do agir didático com gênero nas práticas de ensino das duas professoras. Verificamos, ainda, uma preocupação das docentes com a sistematização dos gêneros, com ênfase, sobretudo, nas suas dimensões constitutivas, ou seja, seus aspectos temáticos e composicionais. ANGROSINO, Michael. Etnografia e observação participante. Porto Alegre: Artmed, 2009.BRONCKART, Jean-Paul.O agir nos discursos: das concepções teóricas às concepções dos trabalhadores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2008.BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de Linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Campinas: Mercado de Letras, 2006._______. Atividades de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sócio-discursivo. São Paulo: EDUC, 1999.BUENO, Luzia. Os gêneros jornalísticos e os livros didáticos. Campinas, São Paulo: Mercado de Letras, 2011.CELANI, Maria Antonieta Alba. Questões de ética na pesquisa em Linguística Aplicada. In: Linguagem & Ensino. Vol. 8, nº 1, 2005. 21p.CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa qualitativa em ciências humanas e sociais. 2 ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2008, 144 p.DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício. Uma disciplina emergente: a didática das línguas. In.: NASCIMENTO, Elvira Lopes (Org). Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. São Carlos: Claraluz, 2009. p. 19-50._______; NOVERRAZ, Michèle e SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. pp. 95-128._______ ; SCHNEUWLY, Bernard e DE PIETRO, Jean-François. Relato da elaboração de uma sequência: o debate público. In: SCHNEUWLY, Bernard. DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004. pp. 247-275.LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2006.LIMA, Gustavo Henrique da Silva. O que eu ensino quando ensino gêneros? Um estudo sobre as ressignificações do agir didático do professor de língua portuguesa. Tese de Doutorado em Letras (Linguística). Recife: PPGL/UFPE, 2016.LUSTOSA, Elcias. O texto da notícia. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1996.MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção Textual, Análise de Gêneros e Compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008.SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: _______; _______. Gêneros orais e escritos na escola. Campinas: Mercado de Letras, 2004. pp. 71-94.SILVA, Carla Messias Ribeiro da. O agir didático do professor de língua portuguesa e sua reconfiguração pelos professores. (Tese de doutorado). São Paulo: PUC/SP, 2013.
Referência(s)