Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O audiovisual jornalístico da TV Pública nas mídias sociais: possibilidades e desafios para a divulgação científica

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.5380/atoz.v8i2.69923

ISSN

2237-826X

Autores

Vanessa Matos dos Santos, Carolina Rodrigues Oliveira, Cindy Figueiredo Freitas, Valquiria Moura Vieira,

Tópico(s)

Media and Communication Studies

Resumo

Introdução: O cenário de convergência tecnológica impõe desafios e, ao mesmo tempo, abre possibilidades de disponibilização de conteúdo jornalístico para públicos diversos. Destacam-se, neste cenário, as mídias sociais como novos espaços de prática jornalística por parte das TVs públicas no Brasil. Objetivos: Nesse sentido, a análise aqui apresentada focaliza o caso da TV Universitária da Fundação Rádio e Televisão Universitária de Uberlândia. Metodologia: Monitoramento realizado no Facebook da emissora para seleção e posterior análise de três reportagens com o respaldo metodológico do endereçamento. Resultados: embora ainda não exista um formato audiovisual específico para mídias sociais, a disseminação de conteúdos por meio destes espaços configura-se como uma nova estratégia divulgação científica e jornalística para públicos cada vez mais heterogêneos.

Referência(s)