Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A IMPORTÂNCIA DO PIBID E DO PIBIC: UMA REFLEXÃO SOBRE PROGRAMAS DE FORMAÇÃO DOCENTE

2020; UNIVERSIDADE CESUMAR; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

10.17765/1518-1243.2020v22n1p133-139

ISSN

2176-9192

Autores

Natali C. Melo, Keila Alves P. Lyra,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

Este artigo pretende refletir acerca da formação docente utilizando como componentes da pesquisa o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Nosso objetivo é abordar a formação e atuação docente assumindo como ponto de partida o trabalho do discente de licenciatura dentro desses programas, considerando a importância das experiências proporcionadas por eles na formação plena do professor-pesquisador, assim como suas implicações na construção da prática pedagógica. O presente artigo apresenta análise crítica de bibliografia relacionada ao tema e da participação de estudantes nos programas. Ambos os programas possuem um caráter voltado para a plenitude da formação docente, assistindo os estudantes de graduação e dando amparo ao desenvolvimento de sua práxis pedagógica e prática de pesquisa

Referência(s)
Altmetric
PlumX