
O Movimento Negro enunciado em corporeidades, estéticas e histórias: construções e reconstruções sinestésicas por meio do filme Abolição no curso de Pedagogia.
2020; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14295/remea.v0i0.11121
ISSN2318-4884
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoA presente pesquisa tem por objetivo problematizar a construção e a reconstrução de imagéticas por meio do filme Abolição (1988), de Zózimo Bulbul, por meio das categorias corpóreas, estéticas e históricas enunciadas por diversas personagens integrantes do Movimento Negro em uma perspectiva decolonial no curso de pedagogia de uma universidade estadual localizada na Baixada Fluminense. Para isso utilizamos a metodologia da videoinstalação, com o intuito de relacionar os conhecimentos estéticos e históricos às corporeidades das estudantes-espectadoras. O resultado da experiência suscitou práticas sinestésicas que proporcionaram novas reflexões para o currículo e didática do curso de formação de professoras, voltadas às ressignificações das epistemologias afro-brasileiras.
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