
Ensaio clínico duplo-cego no processo de ensino-aprendizagem de compressões torácicas
2020; Volume: 10; Issue: 30 Linguagem: Português
10.24276/rrecien2020.10.30.12-23
ISSN2358-3088
AutoresCristina Arreguy-Sena, Hérica Silva Dutra, Laércio Deleon de Melo, Paulo Ferreira Pinto, Luciene Carnevale de Souza, Thelma Spíndola,
Tópico(s)Nerve Injury and Rehabilitation
ResumoAnalisar a influência de diferentes músicas sobre o processo ensino-aprendizagem das compressões torácicas para discentes de enfermagem. Ensaio clínico duplo cego realizado durante aulas práticas de compressões torácicas durante simulação em laboratório. Participaram 43 discentes de graduação matriculados na disciplina de Saúde do Adulto com idade ≥18 anos. Foram coletados caracterização e registro das frequências de compressões/min nas três fases para os quatro grupos. Adotou-se p-valor ≤0,05. Não houve diferença estatisticamente significante entre as médias de compressões dos grupos - etapas pré-teste (p=0,111) e pós-teste (p=0,213) segundo o teste Kruskal Wallis. Os resultados comparados dessas etapas demonstraram diferença estatisticamente significante pelos testes Qui-quadrado (p=0,018) e t pareado (p=0,015) entre aqueles que realizaram (100-120comp./min.). Os diferentes conteúdos musicais propostos podem ser viabilizados como estratégia de apoio acessível ao docente no processo de ensino-aprendizagem da técnica de compressões torácicas nas manobras de ressuscitação para discentes em enfermagem.
Referência(s)