Sexo, transgressão e feminismo negro: a linguagem erótica de Baco Exu do Blues
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA; Volume: 13; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35499/tl.v13i2.7425
ISSN2176-5782
AutoresCamilla Ramos dos Santos, Marlúcia Mendes da Rocha,
Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoMisógina e racista, a sociedade brasileira impõe a solidão e a objetificação da mulher negra, sendo necessário um feminismo específico para agenciar as suas demandas. Da mesma forma que a Música Popular Brasileira reforçou estereótipos da afrodescendência, a partir de discursos empoderadores, oferece uma gama de enunciados que desautorizam a sua subalternidade e humilhação. As composições crítico-eróticas do rapper baiano Baco Exu do Blues sensualizam a mulher negra ao lado de um homem negro, detentor de uma visão que compartilha a observância dos valores e tradições de matriz africana. Nesse contexto, há representações do corpo negro que recuperam a sua ancestralidade, fora dos tabus ocidentais, onde a sexualidade pode ser experimentada em sua plenitude de prazer, encontrando convergência com a fala do feminismo negro. A moral sexual que disciplina e reprime o sexo é transgredida por Baco, que enuncia o amor, admiração e o desejo pela afro-brasileira.
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