
Entre príncipe e princesa há um arco-íris de possibilidades: relação de gênero na educação infantil
2020; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português
10.46866/josshe.2020.v3.n1.68
ISSN2675-3790
AutoresM. M. L. V. Dantas, Joycy Beatriz Moreira Maia, Mesaque Silva Correia,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho tem como objetivo geral compreender como uma professora da Educação Infantil significa a formação de meninos e meninas no contexto escolar, buscando identificar em seus discursos e práticas educativas a existência de algum tipo de tratamento diferenciado às individualidades de meninos e meninas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Durante as observações realizadas e a entrevista com a professora, foi possível perceber que a prática da docente não contribui para as desigualdades de gênero nem para processos de discriminação, uma vez que a professora faz questão de desenvolver estratégias que possibilitem total interação entre as crianças, independentemente do sexo. A escola faz, portanto, um importante papel na construção da identidade das crianças, visto que há uma problematização e superação dos processos de discriminação. (Imagem de Andrew Martin por Pixabay)
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