Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Entre príncipe e princesa há um arco-íris de possibilidades: relação de gênero na educação infantil

2020; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Português

10.46866/josshe.2020.v3.n1.68

ISSN

2675-3790

Autores

M. M. L. V. Dantas, Joycy Beatriz Moreira Maia, Mesaque Silva Correia,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo geral compreender como uma professora da Educação Infantil significa a formação de meninos e meninas no contexto escolar, buscando identificar em seus discursos e práticas educativas a existência de algum tipo de tratamento diferenciado às individualidades de meninos e meninas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza descritiva. Durante as observações realizadas e a entrevista com a professora, foi possível perceber que a prática da docente não contribui para as desigualdades de gênero nem para processos de discriminação, uma vez que a professora faz questão de desenvolver estratégias que possibilitem total interação entre as crianças, independentemente do sexo. A escola faz, portanto, um importante papel na construção da identidade das crianças, visto que há uma problematização e superação dos processos de discriminação. (Imagem de Andrew Martin por Pixabay)

Referência(s)