
Alunos de Ensino Médio nas Escolas Públicas estaduais urbanas de Macapá, Santana e Laranjal do Jari – Amapá/Brasil (2014-2018)
2020; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 9; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v9i8.5355
ISSN2525-3409
AutoresJosielson da Silva Arrelias, Amanda Alves Fecury, Rosilene Ilma Ribeiro de Freitas, Carla Viana Dendasck, Maria Helena Mendonça de Araújo, Jucimeire Rocha Macêdo, Elisângela Cláudia de Medeiros Moreira, Keulle Oliveira da Souza, Iracely Rodrigues da Silva, Euzébio de Oliveira, Cláudio Alberto Gellis de Mattos Dias,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste trabalho tem como objetivo mostrar a média de alunos por turma do Ensino Médio (EM) em três municípios do Estado do Amapá, localizado na região Norte do Brasil e quais as possíveis causas da variação dos valores durante o período investigado, bem como buscar refletir sobre os prós e os contras de políticas de lotação dos estudantes secundaristas no Estado. Metodologicamente, esta pesquisa envolve métodos mistos, com abordagem quanti-qualitativa, recorrendo à técnica de análise de documentos, bem como pesquisa bibliográfica. Os resultados mostraram que no Amapá, nos municípios de Macapá, Santana e Laranjal do Jari, buscam efetivar a meta de universalização do acesso à educação para jovens de 15 a 17 anos, no entanto, estas políticas só ocorrem principalmente do ponto de vista da melhoria ao acesso e permanência, ficando muitas vezes de fora do processo a construção do educando como um todo. Conclui-se, que futuras pesquisas que abordem e aprofundem a temática deste artigo, podem fornecer conhecimento científico para corroborar a necessidade de melhorias educacionais futuras, que combinem avanços quantitativos e qualitativos na educação da região norte do Brasil, especificamente no Estado do Amapá.
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