
MICRORREVOLUÇÕES EDUCACIONAIS: AS APROPRIAÇÕES DE DELEUZE E GUATTARI
2020; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2020v15n2p264-284
ISSN1809-0354
AutoresChristian Fernando Ribeiro Guimarães Vinci,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO presente artigo procurará pensar os movimentos de difusão do pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari no Brasil, compreendendo como a leitura desses autores dialogou com os movimentos políticos que tomaram corpo em nosso país nos anos 1974-1990. Posteriormente, procuraremos pensar a apropriação desses autores pelos estudos da área educacional a partir do surgimento do paradigma teórico que se convencionou chamar de "pós-crítico" em início da década de 1990. Com o surgimento dessa nova perspectiva, certas verdades pedagógicas passam a ser questionadas, como aquela que apregoa o poder emancipador do conhecimento, e o ideal de revolução presente nos estudos de acento crítico cedem lugar para uma perspectiva analítica que busca operar microrrevoluções.
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