Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O estágio curricular supervisionado de observação: Tecendo reflexões e refletindo sobre esse espaço de formação

2020; Linguagem: Português

10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/estagio-curricular

ISSN

2448-0959

Autores

Ermita do Amaral Rocha, Américo Junior Nunes da Silva,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Esse relato objetiva apresentar e refletir sobre uma experiência de observação ocorrida ao longo do Estágio Curricular Supervisionado I, durante o segundo semestre de 2019, em uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola municipal da cidade de Senhor do Bonfim – Bahia. O texto apresenta reflexões sobre o papel do estágio na formação do professor de Matemática e das experiências vivenciadas nesse período de formação, refletindo no quanto essas atividades foram importantes para a constituição da identidade docente do estagiário. Respaldamos teoricamente as discussões a partir de produções de Pimenta (1999) e Pimenta e Lima (2004), para as questões de estágio e com D’Ambrosio (1993) e Silva (2014) para a formação do professor de Matemática. Por fim, apesar das constantes dificuldades enfrentadas na realização do estágio, entendemos terem sido necessárias para que pudéssemos entender a complexidade que é o processo de formação, ensino e aprendizagem de Matemática.

Referência(s)