Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Arte pública urbana e comunicação turística

2020; University of Minho; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21814/rlec.2119

ISSN

2184-0458

Autores

Pedro Andrade,

Tópico(s)

Cultural Industries and Urban Development

Resumo

O presente texto, por um lado, visa descortinar alguns dos debates recentes sobre a arte pública urbana, e as suas práticas mais criativas. Nesta perspetiva, apresenta-se um estudo de caso ilustrativo sobre o Iminente Festival enquanto interculturalidade imanente à arte pública. Em seguida, discute-se a e-arte pública, ou seja, a arte pública que é produzida e partilhada no ciberespaço e no cibertempo. Depois, estas iniciativas artísticas são confrontadas com controvérsias, clássicas e atuais, acerca das culturas móveis como o turismo e, em especial, o processo da comunicação turística. Novas epistemologias e metodologias sociológicas encontram-se igualmente abordadas, e exemplificadas com a Sociologia Artística, a Hibridologia e a Banda Desenhada Sociológica. Finalmente, um breve glossário busca sintetizar e definir alguns conceitos sociológicos que circunscrevem processos sociais centrais, subjacentes à articulação e hibridação entre a arte pública urbana e a comunicação turística.

Referência(s)