Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UMA ANÁLISE DA ESCRITA NOS TEXTOS DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

2020; Universidade Estadual do Suodeste da Bahia; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22481/folio.v12i1.6594

ISSN

2176-4182

Autores

Paulo Pereira dos Santos, Eliane Pereira Machado Soares,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

Este trabalho apresenta uma pesquisa sobre os erros ortográficos decorrentes da influência da fala na escrita e os decorrentes da falta de familiaridade do aluno com as convenções ortográficas, nas produções textuais escritas de alunos do 6º e 9º anos do ensino fundamental II, de uma escola pública, no município de Parauapebas (PA). Para tanto, tem-se como fundamento teórico as abordagens de Morais (2003), Nóbrega (2013), Bortoni-Ricardo (2005); Mollica (2016); entre outros. Por se tratar de uma pesquisa de natureza quali-quantitativa, os dados linguísticos foram colhidos a partir de uma atividade de produção de textos (artigo de opinião e relato pessoal), resultando em um corpus com 1.638 dados. Os resultados obtidos após o tratamento de dados por meio do programa computacional Goldvarb X, permitiram concluir que os alunos chegam ao 6º ano do ensino fundamental apresentando mais problemas ortográficos referentes à interferência da fala na escrita (72,7%), do que aqueles decorrentes de problemas de convenção ortográfica (27,3%). Além disso, concluímos que esses problemas ortográficos estão correlacionados tanto a fatores extralinguísticos (sexo, renda, escolaridade da mãe, ano escolar), quanto a fatores linguísticos (gênero textual, classe gramatical). BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2017. BORTONI-RICARDO, Stela Maris. Nós cheguemos na escola, e agora? Sociolinguística e Educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. _______. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e escrita. São Paulo: Scipione, 2002. FÁVERO, Leonor Lopes; ANDRADE, Maria Lúcia C. V. O.; AQUINO, Zilda Gaspar Oliveira. Oralidade e escrita: perspectiva para o ensino de língua materna. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999. LORANDI, Aline. Aquisição da variação: a interface entre aquisição da linguagem e variação linguística. Alfa: Revista de Linguística, São Paulo: UNESP, v. 57, 133-162, 2013. MOLLICA, Maria Cecilia. Influência da fala na alfabetização. 2. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2016. MORAIS, Artur Gomes de. Ortografia: ensinar e aprender. São Paulo: Editora Ática, 2003. NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. PAIVA, Maria da Conceição de. A variável gênero/sexo. In: MOLLICA, Maria Cecilia; BRAGA, Maria Luiza. Introdução a sociolinguística: o tratamento da variação. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2010. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 14. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

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