Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Ciências e matemática do sol e do gnômon

2020; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 1; Issue: 2 Linguagem: Português

10.14393/bejom-v1-n2-2020-53719

ISSN

2675-1313

Autores

José Antonio Salvador,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

Neste trabalho buscamos direcionar o processo de ensino-aprendizado de alguns conceitos matemáticos básicos por meio de observações simples do mundo em que vivemos.Por exemplo, as observações que foram feitas antes mesmo de Galileu, que apontou o primeiro telescópio para o céu há mais de 400 anos, inaugurando uma nova era na ciência. Algumas delas, como as investigações da projeção da sombra solar de um gnômon, experiências de observação da direção e tamanho da sombra para determinar o meridiano local, a construção da rosa dos ventos, medição de alturas e tamanhos de objetos inacessíveis, da circunferência da Terra, construção de relógios de sol, etc. pode motivar professores e estudantes a entender os movimentos da Terra e a importância do Sol e do seu carater multidisciplinar, gerando gosto nos estudantes pelas descobertas da ciência e da matemática. A reprodução desses experimentos pode contribuir para o aprendizado de medidas, ângulos, distâncias, bissetrizes, paralelismo, perpendicularismo, circunferência, triângulo, semelhança, regra de três, trigonometria, etc. A nossa proposta está alinhada com as competências, habilidades e eixos norteadores apontados pela Base Nacional Comum Curricular sugerindo a articulação entre as áreas do conhecimento, no que tange à representação, comunicação, pesquisa, entendimento e contexto sociocultural.

Referência(s)