Artigo Produção Nacional

CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE: O DEBATE SOBRE A SUBJETIVIDADE HUMANA NO CENÁRIO DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE

2020; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

10.7867/1809-0354.2020v15n2p285-307

ISSN

1809-0354

Autores

Patrícia Feiten Pinto, Sidinei Pithan da Silva,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Este artigo tematiza como a questão da subjetividade humana está implicada na problemática do conhecimento e da educação no cenário da complexidade sugerido por Edgar Morin, e busca compreender acerca da noção de conhecimento que constitui o pensamento científico moderno. O objetivo deste estudo teórico é compreender como situar a problemática da subjetividade humana nos processos de constituição do conhecimento. Por meio deste estudo, Edgar Morin convida a valorizar uma formação enciclopedante, a partir de um pensamento dialogante (complexo), reconhecendo que não há educação sem sujeitos, tampouco mundo sem subjetividade, e, de outra parte, possibilita aos educadores reconhecer a complexidade implicada em todo ato pedagógico e epistêmico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX