
CONHECIMENTO E EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE: O DEBATE SOBRE A SUBJETIVIDADE HUMANA NO CENÁRIO DO PARADIGMA DA COMPLEXIDADE
2020; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.7867/1809-0354.2020v15n2p285-307
ISSN1809-0354
AutoresPatrícia Feiten Pinto, Sidinei Pithan da Silva,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoEste artigo tematiza como a questão da subjetividade humana está implicada na problemática do conhecimento e da educação no cenário da complexidade sugerido por Edgar Morin, e busca compreender acerca da noção de conhecimento que constitui o pensamento científico moderno. O objetivo deste estudo teórico é compreender como situar a problemática da subjetividade humana nos processos de constituição do conhecimento. Por meio deste estudo, Edgar Morin convida a valorizar uma formação enciclopedante, a partir de um pensamento dialogante (complexo), reconhecendo que não há educação sem sujeitos, tampouco mundo sem subjetividade, e, de outra parte, possibilita aos educadores reconhecer a complexidade implicada em todo ato pedagógico e epistêmico.
Referência(s)